Sobre: Suécia

Oi, Bekaum!

Estava pensando sobre uma das minhas viagens mais legais quando me dei conta que você também já tinha visitado! É claro que estou falando da Suécia!

DSCN1429

Fonte: Acervo Pessoal

 

Quando eu fui para o país eu estava com muita expectativa! Sempre me interessei muito pela cultura escandinava e também pela forte cena musical do país, principalmente no rock.

Gostaria de ter conhecido mais cidades, mas nessa viagem só consegui visitar Estocolmo; e valeu muito a pena!

Estava vindo de Oslo, então cheguei à cidade de trem, já desembarcando na Stockholm Central Station e fui andando até o Interhostel, onde me hospedei.

Eu fui na metade do mês de abril e, apesar de já ser primavera, fiquei com bastante medo de pegar temperaturas muito baixas, afinal eu estava indo para a Escandinávia, onde o clima pode ser assustadoramente frio. Indo na contramão de tudo isso, posso te dizer que tive muita sorte! Peguei dias muito incomuns na cidade – segundo os próprios moradores locais – céu azul na maioria dos dias e temperaturas bem agradáveis, sendo que de dia fazia uns 15ºC (com sol!) e à noite abaixava para uns 0ºC… Ok, eu sei que isso é bastante frio para os nossos padrões tropicais, mas como na Suécia todos os lugares têm aquecimento e eu quase não saia à noite, acabei não sentindo muito.

DSCN1447

Fonte: Acervo Pessoal

Eu caminhei bastante pelo centro da cidade e vi a troca da guarda. A Suécia tem uma monarquia constitucional e ainda tem a família real, como na Inglaterra. Muito mais tranquilo que o Palácio de Buckingham, lar da rainha inglesa, na Suécia é muito mais tranquilo para visitar. A troca da guarda acontece uma vez por dia às 12h, nos meses de verão. Eu fui em abril e , apesar de ser primavera, já estava acontecendo, então é bom checar direto no site.

DSCN1521

Troca da guarda em frente ao Palácio Real. Fonte: Acervo Pessoal

Bekaum, algo muito legal na Suécia é a maior igualdade de gêneros. No país nórdico as mulheres têm exatamente os mesmos direito que os homens. Além disso, é um país muito desenvolvido com um dos melhores índices de desenvolvimento humano. Fazendo uma pesquisa e também pelo o que a guia me disse, isso se deve ao fato que o país esteve neutro durante a Segunda Guerra Mundial, então enquanto países como Alemanha e Inglaterra estavam se reconstituindo no pós-guerra, a Suécia somente evoluiu.

Uma das áreas mais bonitas da cidade é Gamla Stan, também conhecida como cidade velha de Estocolmo. Com becos medievais, arquitetura antiga e muitas lojinhas e restaurantes, essa é um dos lugares mais conhecidos da cidade.

DSCN1505

Fonte: Acervo Pessoal

 

Quando fui, fiz um Free Walking Tour na região e passamos pela icônica Praça Stortorget.

DSCN1512

Praça Stortorget Fonte: Acervo Pessoal

 

Ainda no bairro de Gamla Stan, passamos por esse local da foto abaixo – segundo a guia, essa é uma das poucas evidências atuais da presença dos Vikings na região.

 

DSCN1514

Fonte: Acervo Pessoal

 

Eu visitei o Museu Nórdico, porque na época estava fechado o Vaasa Museum – museu baseado na história de um navio de guerra que naufragou logo que saiu do porto da cidade. Você foi, né? Depois me conta um pouquinho!

O Museu Nórdico que eu visitei mostra como a sociedade sueca e escandinava vivia em tempos passados. Bem interessante, mas achei alguns furos como placas não terem tradução para o inglês.

 

DSCN1445

Vista de frente para o Museu Nórdico e Vaasa Museum Fonte: Acervo Pessoal

 

Outra área da cidade que eu gostei bastante foi Djurgården, uma ilha na cidade com um lindo parque, o Skansen. É também nessa parte que ficam o Museu nórdico e o Vaasa Museum.

 

DSCN1494

Fonte: Acervo Pessoal

 

Estocolmo é conhecida por ser a Veneza do norte por conta de seus arquipélagos e é uma cidade muito linda! Quando fui, fiz um passeio de barco pelas ilhas e gostei bastante, porque, além de você receber aqueles áudio guias, também consegue ver a cidade por uma perspectiva diferente.

 

Lembro de você me dizer que fez um passeio de bike pela cidade! Me conta um pouco mais depois!

Ainda pretendo voltar à Suécia ou outro país da região para ver a Aurora Boreal! Me disseram que passando a mão na cabeça desse menininho eu voltaria para a capital sueca, então vamos ver!

DSCN1511

Fonte: Acervo Pessoal

Depois me diz se você visitou algo a mais que gostou!

Beijos,

Thaís

 

 

Escrito por Thaís

Thaís, 24 anos, formada em turismo pela ECA/USP. Morou 6 meses em Portugal, onde estudou na Universidade de Coimbra e teve a oportunidade de conhecer diversos países e culturas. Paulistana, meio carioca e com raízes mineiras, acredita que a beleza da vida se encontra em coisas simples.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *