Sobre: Mulheres inspiração

Oi meninas!

Aproveitando o clima da semana da mulher pensei em escrever para vocês um pouco sobre um projeto muito legal que uma amiga minha e mais duas meninas criaram e que pode servir de inspiração de diversas maneiras.

Eu conheci a Bia em Roma durante meu intercâmbio. Juntas fizemos muitas viagens e em cada viagem eu sempre aprendia com ela algo sobre arte, arquitetura ou simplesmente sobre a vida.

Em 2015, quando já havíamos retornado ao Brasil, ela me contou que estava trabalhando em uma Land Art [instalação artística realizada no meio ambiente] concebida para o concurso Land-Shape Festival, em Hanstholm, região ao norte na Dinamarca e que a obra dela e de mais duas amigas foi selecionada como uma das 12 finalistas – entre 171 propostas ao redor do mundo – para a etapa final do concurso.

Eu achei aquilo incrível!

Fonte: https://www.catarse.me/pt/nosartproject

Com o objetivo de estabelecer um cenário artístico internacional que contribua com a identidade cultural e o desenvolvimento da região, o Land-Shape Festival foi lançado em 2013 como um projeto de land art por uma iniciativa dos municípios da região norte da Dinamarca .

Ao pesquisar sobre a cultura da cidade dinamarquesa as meninas descobriram sobre a importância da pesca para tal região e assim, sabendo que a pesca é importante para diversas comunidades do litoral brasileiro, trabalharam em cima desse ponto de congruência, a fim de levar um pouquinho do Brasil para fora. Foi então que surgiu o Nós Art Project!

A obra consiste numa grande rede feita a partir de cordas e nós atados pelas mãos de diferentes pessoas conjuntamente – adultos, jovens e crianças. Esta rede seria fixada a um marco arquitetônico histórico da cidade de Hanstholm e ao solo, formando assim uma grande malha na qual as pessoas poderiam subir, deitar, brincar, descansar e, especialmente, apropriar-se da maneira que mais lhes interessar, gerando, assim, novos usos e significados para o objeto construído.

Esboço da instalação da rede no marco arquitetônico. Fonte: https://www.catarse.me/pt/nosartproject

Antes da data da segunda fase do concurso que aconteceria na Dinamarca as meninas fizeram algumas atuações em lugares de São Paulo para que pessoas conhecessem um pouco mais do projeto e pudessem apoiá-lo.

Intervenção na Praça da Nascente (Praça Homero Silva) em São Paulo. Fonte: https://www.facebook.com/nos.artproject

O vídeo abaixo foi feito por elas na época para que conseguissem levantar uma grana para as passagens aéreas, pois a segunda fase do concurso aconteceria na Dinamarca.

O projeto lançado no Catarse conseguiu superar a meta e as meninas foram pra Dinamarca apresentar o projeto!

Participantes do Nós Art Project na Dinamarca. Fonte: https://www.facebook.com/nos.artproject

Mesmo não ficando em primeira posição o fato de terem conseguido levar um projeto adiante valorizando a cultura brasileira e ao mesmo tempo valorizando a ideia de união, de “várias mãos tecendo algo” para ser apropriado em conjunto, é para mim uma ação muito importante e que deve ser anunciada e valorizada.

Essas foram as minhas mulheres inspiração e espero que vocês também tenham se inspirado com elas!

Beijos,

Ingrid

Escrito por Ingrid

Ingrid, 23 anos, formada em Turismo pela ECA/USP tem como paixão a cultura brasileira e italiana. Morou um ano em Roma, onde estudou antropologia e cinema italiano. Apaixonada pelas sete artes, desenha, escreve e pinta nas horas vagas. Porém o cinema é o seu grande amor. Curiosa, adora entender novas culturas e costumes. Natural de Piracicaba, SP, porém atualmente vive em São Paulo, capital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *