Sobre: América do Sul, Bolívia, Perú

Oi meninas :)

Vocês sempre me perguntam sobre o meu mochilão no Peru e na Bolívia então resolvi contar um pouco sobre essa viagem para vocês! O Peru sempre foi um sonho, a Bolívia veio como consequência. Os dois países são maravilhosos e devem ser visitados um dia!

O mochilão

O mochilão que eu fiz foi de 20 dias. Eu não fui sozinha, viajei com mais dois amigos. Se você escolher ir acompanhado, viajar em três é um número muito bom para tudo. Para comprar passagem de ônibus, para passeios, para dividir hostel… É um número ideal :) Inicialmente eu tinha pensado em fazer Perú, Bolívia e Chile, porém como eu estava de férias, ia ficar muito apertado e decidimos cortar o Chile. Como queríamos fazer a trilha de Salkantay, escolhemos começar a viagem pelo Peru assim estaríamos menos cansados para fazer a jornada. Entretanto, vale a pena ressaltar que a questão da altitude pesa muito lá no Peru e em função disso, muitas pessoas escolhem visitar a Bolívia antes de ir para um período maior de aclimatação.

foto2

Uma subida que valeu a pena em Cusco

O roteiro

O roteiro que decidimos fazer foi: Lima – Cusco – Salkantay – Aguas Calientes – Machu Picchu – Cusco – Copacabana – Lago Titicaca – La Paz – Uyuni – Salar do Uyuni – La Paz (Chalcantaya e Vale de La Luna)

Mapa mochilão

Esse foi o roteiro do mochilão. Ao lado tem a legenda de cada ponto, notem que eu fui para o Uyuni e retornei para La Paz

Como eu disse acima, escolhemos começar a viagem com a trilha e por isso decidimos ficar uns dois dias em Cusco para nos acostumar com a altitude. Logo de cara já sentimos alguns efeitos, como leves dores cabeças e um pouco de dessaranjo intestinal hahaha. Mas ficou tudo bem!

Dica: Existe no Peru as Sorojchi Pill recomendada para evitar o mal da altitude. Nós tomamos e ficamos bem acelerados porque contém cafeína na composição hehehe vale a experiência!

Os melhores lugares

Tudo no Peru e na Bolívia é lindo. Porém existem alguns pontos que são inesquecíveis: no Peru com certeza seria Machu Picchu, um lugar com uma energia incrível! Me senti muito feliz lá! Na Bolívia não deixaria de visitar a Isla del Sol no Lago Titicaca, o Salar do Uyuni e Chalcantaya umas das mais belas paisagens que já vi na vida!

foto6

A famosa vista de Machu Picchu

Isla del Sol é maravilhosa, pacífica e com um nascer do sol incrível. Portanto se você sair de Copacabana para visitar a Isla no lago, você deve pernoitar pelo menos uma noite por lá e escolher ficar no norte da ilha que é mais isolada! Uma dica é procurar hostels/hospedagens mais afastadas do lago Titicaca pois eles custam menos! E antes de ir para a ilhaeu recomendo fazer compras de comida em Copacabana pois na ilha existem poucas opções de mercado e essas poucas cobram mais caro.

foto3 - isla

Na Isla del Sol avistando o Lago Titicaca

O Salar do Uyuni é incrível! Se vocês forem vistar o Salar vocês precisam fazer o passeio de três dias pois ele permite visitar tudo de maravilhoso que o salar tem. Não se limitem ao deserto de sal. Talvez o passeio possa ser um pouco cansativo porque passamos muito tempo dentro do carro, mas vale muito a pena! Ah e foi no Salar que eu vi um dos mais belos céus estrelados da minha vida. Era onde o “céu tocava o chão”. Lindo demais! PS: Óculos de sol é fundamental para visitar o salar pois os raios solares são muito intensos 

salar

No primeiro dia de Salar do Uyuni

Chacaltaya foi a grande a surpresa da viagem. É uma montanha que fica a uma hora de La Paz e é um lugar indescritível. Chacaltaya é uma montanha que os escaladores usam de base para treinar para subir outros cumes. De lá é possível ver o Lago Titicaca, é demais!

chacaltay

O lugar mais incrível de La Paz

Não deixem de andar de ônibus nas estradas do Peru e da Bolívia, apesar de serem meio perigosas as paisagens são incríveis!

Os custos

O mais caro da viagem foram a Trilha de Salkantay (USD300) e o Salar do Uyuni (aproximadamente 100 dólares – mas é possível pagar em pesos bolivianos).. Quando viajamos, o dólar estava 2.36, mais tranquilo do que atualmente… Não recomendo levar cartão de crédito para o Peru e a Bolivia, pois eles cobram taxas para usar o cartão e elas são bem altas – algo entre 6% a 8%. De resto, a viagem custou no total uns R$5000,00 incluindo passagens de avião, ônibus entre as cidades, hospedagem, alimentação e passeios.

Tanto o Peru quanto a Bolívia são destinos incríveis que proporcionam uma grande experiência cultural :) Recomendo muito visitar e explorar esses países que tem tanta bagagem para oferecer, principalmente a relação deles com natureza e como eles preservam esses pontos turísticos tão importantes para eles.

Essa foi apenas uma cartinha para dar um gostinho sobre esses lugares. Na próxima carta especificarei mais sobre cada destino! Aguardem 😀

Beijos,

Bekaum

 

Escrito por Rebeca Yoshisato

Rebeca, paulistana nascida nos anos 90. Divide sua dedicação em três atividades que ama: o movimento escoteiro, a natação e a bicicleta :) Alma de mochileira, extremamente sonhadora e aficionada por montanhas. Ama uma boa conversa e se encanta por histórias inspiradoras. Nas horas de folga gosta de fazer trilhas, nadar em mares e tomar um bom café.

2 Comentários

Nanda

Adorei ler sobre a sua experiência flor, em breve pretendo conhecer esses lugares maravilhosos também <3

Responder
Rebeca Yoshisato

Oi Nanda :)
Que bom que gostou, espero que esses lugares te inspirem como eles me inspiraram! Boa viagem !!

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *