Sobre: Am√©rica do Sul, Bol√≠via, Per√ļ

Oi meninas ūüôā

Vocês sempre me perguntam sobre o meu mochilão no Peru e na Bolívia então resolvi contar um pouco sobre essa viagem para vocês! O Peru sempre foi um sonho, a Bolívia veio como consequência. Os dois países são maravilhosos e devem ser visitados um dia!

O mochil√£o

O mochil√£o que eu fiz foi de 20 dias. Eu n√£o fui sozinha, viajei com mais dois amigos. Se voc√™ escolher ir acompanhado, viajar em tr√™s √© um n√ļmero muito bom para tudo. Para comprar passagem de √īnibus, para passeios, para dividir hostel… √Č um n√ļmero ideal ūüôā Inicialmente eu tinha pensado em fazer Per√ļ, Bol√≠via e Chile, por√©m como eu estava de f√©rias, ia ficar muito apertado e decidimos cortar o Chile. Como quer√≠amos fazer a trilha de Salkantay, escolhemos come√ßar a viagem pelo Peru assim estar√≠amos menos cansados para fazer a jornada. Entretanto, vale a pena ressaltar que a quest√£o da altitude pesa muito l√° no Peru e em fun√ß√£o disso, muitas pessoas escolhem visitar a Bol√≠via antes de ir para um per√≠odo maior de aclimata√ß√£o.

foto2

Uma subida que valeu a pena em Cusco

O roteiro

O roteiro que decidimos fazer foi: Lima – Cusco – Salkantay – Aguas Calientes – Machu Picchu – Cusco – Copacabana – Lago Titicaca – La Paz – Uyuni – Salar do Uyuni – La Paz (Chalcantaya e Vale de La Luna)

Mapa mochil√£o

Esse foi o roteiro do mochil√£o. Ao lado tem a legenda de cada ponto, notem que eu fui para o Uyuni e retornei para La Paz

Como eu disse acima, escolhemos começar a viagem com a trilha e por isso decidimos ficar uns dois dias em Cusco para nos acostumar com a altitude. Logo de cara já sentimos alguns efeitos, como leves dores cabeças e um pouco de dessaranjo intestinal hahaha. Mas ficou tudo bem!

Dica: Existe no Peru as Sorojchi Pill recomendada para evitar o mal da altitude. Nós tomamos e ficamos bem acelerados porque contém cafeína na composição hehehe vale a experiência!

Os melhores lugares

Tudo no Peru e na Bolívia é lindo. Porém existem alguns pontos que são inesquecíveis: no Peru com certeza seria Machu Picchu, um lugar com uma energia incrível! Me senti muito feliz lá! Na Bolívia não deixaria de visitar a Isla del Sol no Lago Titicaca, o Salar do Uyuni e Chalcantaya umas das mais belas paisagens que já vi na vida!

foto6

A famosa vista de Machu Picchu

Isla del Sol √© maravilhosa, pac√≠fica e com um nascer do sol incr√≠vel. Portanto se voc√™ sair de Copacabana para visitar a Isla no lago, voc√™ deve pernoitar pelo menos uma noite por l√° e escolher ficar no norte da ilha que √© mais isolada!¬†Uma dica √© procurar hostels/hospedagens mais afastadas do lago Titicaca pois eles custam menos! E antes de ir para a ilhaeu recomendo fazer compras de comida em Copacabana pois na ilha existem poucas op√ß√Ķes de mercado e essas poucas cobram mais caro.

foto3 - isla

Na Isla del Sol avistando o Lago Titicaca

O Salar do Uyuni √© incr√≠vel! Se voc√™s forem vistar o Salar voc√™s precisam fazer o passeio de tr√™s dias pois ele¬†permite visitar tudo de maravilhoso que o salar tem. N√£o se limitem ao deserto de sal. Talvez o passeio possa ser um pouco cansativo porque passamos muito tempo dentro do carro, mas vale muito a pena! Ah e foi no Salar que eu vi um dos mais belos c√©us estrelados da minha vida. Era onde o “c√©u tocava o ch√£o”. Lindo demais! PS: √ďculos de sol √© fundamental para visitar o salar pois os raios solares s√£o muito intensos¬†

salar

No primeiro dia de Salar do Uyuni

Chacaltaya foi a grande a surpresa da viagem. √Č uma montanha que fica a uma hora de La Paz e √© um lugar indescrit√≠vel. Chacaltaya √© uma montanha que os escaladores usam de base para treinar para subir outros cumes. De l√° √© poss√≠vel ver o Lago Titicaca, √© demais!

chacaltay

O lugar mais incrível de La Paz

N√£o deixem de andar de √īnibus nas estradas do Peru e da Bol√≠via, apesar de serem meio perigosas as paisagens s√£o incr√≠veis!

Os custos

O mais caro da viagem foram a Trilha de Salkantay (USD300) e o Salar do Uyuni (aproximadamente 100 d√≥lares – mas √© poss√≠vel pagar em pesos bolivianos).. Quando viajamos, o d√≥lar estava 2.36, mais tranquilo do que atualmente… N√£o recomendo levar cart√£o de cr√©dito para o Peru e a Bolivia, pois eles cobram taxas para usar o cart√£o e elas s√£o bem altas – algo entre 6% a 8%. De resto, a viagem custou no total uns R$5000,00 incluindo passagens de avi√£o, √īnibus entre as cidades, hospedagem, alimenta√ß√£o e passeios.

Tanto o Peru quanto a Bol√≠via s√£o destinos incr√≠veis que proporcionam uma grande experi√™ncia cultural ūüôā Recomendo muito visitar e explorar esses pa√≠ses que tem tanta bagagem para oferecer, principalmente a rela√ß√£o deles com natureza e como eles preservam esses pontos tur√≠sticos t√£o importantes para eles.

Essa foi apenas uma cartinha para dar um gostinho sobre esses lugares. Na pr√≥xima carta especificarei mais sobre cada destino! Aguardem ūüėÄ

Beijos,

Bekaum

 

Escrito por Rebeca Yoshisato

Rebeca, paulistana nascida nos anos 90. Divide sua dedicação em três atividades que ama: o movimento escoteiro, a natação e a bicicleta :) Alma de mochileira, extremamente sonhadora e aficionada por montanhas. Ama uma boa conversa e se encanta por histórias inspiradoras. Nas horas de folga gosta de fazer trilhas, nadar em mares e tomar um bom café.

2 Coment√°rios

Nanda

Adorei ler sobre a sua experiência flor, em breve pretendo conhecer esses lugares maravilhosos também <3

Responder
Rebeca Yoshisato

Oi Nanda ūüôā
Que bom que gostou, espero que esses lugares te inspirem como eles me inspiraram! Boa viagem !!

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *