Sobre: Playlists

Olá a todos!

Aproveitando a carta que escrevemos sobre Lyon essa semana, decidimos montar essa playlist compartilhando algumas músicas francófonas que gostamos e um pouquinho do que sentimos e pensamos quando as ouvimos.

A França geralmente é muito lembrada quando se pensa mundialmente em produção artístico-cultural. Não é para menos… (e olha que os franceses que conhecemos se orgulham disso!). Mas vale lembrar que, dentro do idioma, diversos cantores de outros países conquistam o coração dos amantes de músicas cantadas em francês. É o caso, por exemplo, da Carla Bruni (Italiana), Mika (Libanês), do Stromae (Belga), Amadou & Mariam (Mali!), Coeur de Pirate (Canadá), dentre tantos outros, que acabaram não entrando na lista, mas que também gostamos!

Abaixo selecionamos 10 músicas para viajar pela França física ou mentalmente (enquanto ainda não surge a oportunidade, claro).

 

Le Festin – Camille Dalmais

“Le Festin” é do filme Ratatoutille. A música transpira alegria e achamos perfeita pra um dia de sol nos parques de Paris…

 

Sous le ciel de Paris – ZAZ

Essa é uma das nossas favoritas. Lembra Paris, não só pela letra, mas porque sempre tem algum músico tocando-a no acordeão em alguma esquina. Gostamos muito dessa versão mais moderninha e o vídeo é bacana também.

 

Les copains d’abord – Georges Brassens

Música clássica e divertida sobre amizade, ótima para uma viagem de carro pela França com os amigos!

 

Où je vais – La rue Kétanou

Falando em sonoridade que lembra a França, essa música também não poderia deixar de ser citada. Cantada por um grupo adepto da boemia e que também curte viajar, a letra que começa por “Je ne sais pas où je vais, oh ça je l’ai jamais bien su” (‘Eu não sei aonde vou, mas isso eu nunca soube direito’) é ótima para quem quer se perder nas ruazinhas de vilarejos da França… !

Désolé pour hier Soir – Tryo

Tryo é uma banda com um ritmo meio de reggae e também tem forte apelo político. As músicas são engraçadinhas e engajadas. Não dá vontade de parar de ouvir!

 

Je ne veux pas travailler – Sole Gimenez

Clássico da música francesa e representativa do espírito de quem está viajando (pra quem ama se desligar de tudo que remeta à trabalho)!

 

Jack et La Mécanique du Coeur – Dionysos

A banda francesa Dionysos foi um achado! O vocalista da banda, Mathias Malzieu é também escritor, com visibilidade para a obra “La Méchanique du Coeur”, livro que inspirou o filme de animação “Jack and the Cuckoo-Clock heart”, que de filme infantil definitivamente não tem nada. A história se passa em Edimburgo (Escócia) e Região da Andaluzia (Espanha), não na França, mas a trilha sonora do filme é inteira da banda em questão.

 

Dernière Danse – Indila

Apesar da letra ser deprê, o ritmo é gostoso de ouvir! E o clipe se passa em Paris :)

 

L’amoureuse – Carla Bruni

Carla Bruni, clichê, sabemos, mas é uma ótima cantora pra quem está começando a aprender o idioma, tanto por suas músicas serem agradáveis aos ouvidos como pela característica da Carla de cantar “devagarinho”, o que ajuda muito no “entender” a letra. Uma de nossas favoritas é L’Amoureuse, especialmente o trecho “Il semble que quelqu’un ait convoqué l’espoir . Les rues sont des jardins, je danse sur les trottoirs…” (Parece que alguém convocou a esperança. As ruas são jardins e eu danço em suas calçadas).

 

Le tourbillon de la vie – escolhemos a versão com a Vanessa Paradis e a Jeanne Moreau :)

A música, além de ser relativamente fácil de entender (ou seja, nos ajudou a estudar), remete ao turbilhão de emoções que todos sentimos durante um intercâmbio ou uma viagem longa (apesar de não ser exatamente esse o tema cantado). Aliás, ouvindo-a parece que tudo ao redor fica mais doce, mais sensível e mais belo! Ótima para um último passeio de trem…

 

E você, qual sua música cantada em francês favorita? Conta pra gente!

Para ouvir as músicas em sequência é só visitar nosso canal do youtube:

Quintas musicais – 2ª edição – França

Até a próxima carta…

Escrito por Cartas ao Mundo

Uma carta criada com muito amor por todas nós. Ana, Carol, Hérika, Ingrid, Maria Fernanda, Rebecca e Thaís. Sete amigas que se conheceram na faculdade de Turismo e resolveram se juntar para escrever sobre suas experiências, ideias e aventuras.

1 Comment

Tadeu

Achei bárbaro o post!!! Realmente a música francesa oferece muito para quem gosta e aprecia! Sou um fanático por tudo que envolve tal país! Tenho duas músicas que habitam meu coração: Initials BB – Serge Gainsbourg et Grace Jones – La vie en Rose. Uma cantora que cantava em francês no início de sua carrreirra é a Celine Dion, a música que mais amo é D’amour Ou D’amitie! Bisou! À tout mes amis!!!

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *