Sobre: Itália

Queridos viajantes,

Hoje resolvi escrever um pouco sobre minha experiência em Roma. Muitos amigos e conhecidos me pedem conselhos sobre o que fazer por lá, onde ficar, o que comer etc, e isso me fez pensar que seria legal escrever esse texto para que todos pudessem conhecer um pouco da cidade através do que eu vivi.

Pra quem não sabe eu morei em Roma por um ano. Sou descendente de italianos e sempre fui apaixonada pelo idioma e cultura do país.

Estudei por dois anos italiano e consegui, através da minha universidade aqui no Brasil, uma bolsa de estudos na Università degli Studi di Roma “La Sapienza”.

Os lugares que fizeram parte do meu dia a dia, que eu costumava frequentar com amigos ou até mesmo sozinha vão ser aqueles que eu irei citar aqui. Alguns lugares em que eu fui somente uma vez e nunca mais visitei, mas que valem a pena ser citados também estarão nessa e nas próximas cartas.

Não vou me focar em lugares turísticos, pois estes vocês irão certamente visitar e encontram dicas sobre eles em qualquer lugar. Vou enfatizar os meus lugares preferidos e aqueles que frequentei justamente para que vocês possam conhecer a cultura mais de perto e entender como foi a minha vida durante esse um ano.

Como eu acredito que a melhor maneira de conhecer um povo é através da sua comida, então de início vou falar sobre restaurantes, pizzarias, sorveterias etc. Além disso, vou citar alguns pratos que vocês não devem deixar de provar na Itália.

Os italianos em geral levam a culinária muito a sério. Seguem a receita a risca  e não gostam muito de inovações com ingredientes que não deveriam estar ali. Mas ao mesmo tempo são uma ótima companhia na cozinha. Adoram ensinar e dar sugestões, além do fato de cozinharem muito bem.

A hora do almoço e da janta enquanto estive em Roma eram os momentos em que encontrava as pessoas da casa, todo mundo cozinhava ao mesmo tempo, se ajudava e ainda conversava sobre como tinha sido o dia.

Morei com duas italianas, uma búlgara, três bolivianos e uma bebê de 6 meses. Vivendo com eles aprendi novas receitas, novos costumes e tradições à mesa.

Sempre que chegava na casa de amigos já batia cheiro de comida: pasta! Sempre pasta! E não importa se estão em dez na mesa, sempre tem lugar para mais um. Parece coração de mãe.

Com os italianos aprendi a cozinhar e gostar desse momento, apreciar todo o preparo, chamar amigos para cozinhar junto e beber durante esse tempo vinho, de preferência.

Bom, vou começar citando alguns locais onde comer e beber em Roma, desde sorveterias até bares e restaurantes.

 

Onde Comer e Beber

1) Carlo Menta

O Ristorante Carlo Menta se encontra na Via della Lungaretta, 101, em Trastevere, tradicional bairro romano.

Há no bairro diversos restaurantes e a linda Basilica de Santa Maria em Trastevere. O bairro é realmente lindo e não hesite em se perder caminhando pelas ruazinhas estreitas de paralelepípedos.

O Ristorante Carlo Menta possui além de um ótimo custo-benefício, diversos pratos muito saborosos. Eu pessoalmente aconselho os risotos, principalmente o de frutos do mar e o spaghetti al vongole.

É um ótimo restaurante para quem quer comer bem e que possui um orçamento restrito.

Carlo Menta

Foto: Tripadvisor.

2) Bar San Calisto

O Bar San Calisto se encontra apenas a alguns passos do Ristorante Carlo Menta. O Bar é conhecido por cobrar um bom preço pela cerveja Peroni e estar sempre cheio de pessoas de todas as idades, desde senhores mais velhos, até jovens universitários e viajantes de passagem.

No ano em que estive em Roma, assim que o bar encerrava suas atividades eram distribuídos alguns doces que não foram vendidos durante o dia aos clientes, como o cornetto (conhecido no Brasil como croissant).

O bar é pequeno, porém o ambiente é muito bom. Um ótimo local para tomar cerveja com os amigos e conhecer gente nova.

No filme “La Grande Bellezza” do diretor Paolo Sorrentino há uma cena breve do personagem principal no Bar San Calisto. Foi uma grande surpresa quando vi um local que costumava frequentar ter sido utilizado por um excelente filme como este!

Àqueles que ainda não viram este filme eu indico, principalmente por mostrar diversos cenários de Roma que podem servir de inspiração à sua viagem.

san calisto 2

Fonte: Página Facebook “Bar San Calisto”

3) Gelateria Giolitti

A Gelateria Giolitti se encontra na Via Uffici del Vicario, 40, relativamente próxima da Via del Corso, importante rua da cidade.

No local são vendidos diversos tipos de doces, porém um dos produtos que agrada a todos que ali entram é o sorvete.

São muitos os sabores e tudo vai depender do seu gosto pessoal. Eu sempre tentava experimentar um sabor novo cada vez que passava ali. O de nutella é muito conhecido, porém é muito denso e doce, há também o de pistache, frutas vermelhas etc. Eu aconselho a seguir sua intuição, já que até hoje não consegui me decidir pelo melhor.

giolitti1

Fonte: Website oficial “Giolitti”.

giolitti2

Fonte: Website oficial “Giolitti”.

4) Gelateria Fassi

Dizem que a Gelateria Fassi é a mais antiga de Roma e ela mesma se divulga como tal. Começou suas atividades no ano de 1880 e se encontra na Via Principe Eugenio, 65, próximo à Piazza Vittorio Emanuele II.

Os sorvetes da Gelateria Fassi são mais leves, mas ao mesmo tempo possuem um sabor intenso. Há diversos sabores de frutas, assim como alguns sabores de doces mais concentrados também. É uma ótima escolha para os dias quentes de verão, porém no inverno o local costuma fazer promoções que te fazem esquecer do frio e não resistir aos gelati do local.

gelateria fassi

Fonte: blog-esquilino.com

 

5) Ristorante Caffè Lo Zodiaco

O Ristorante Caffè Lo Zodiaco se encontra na Via del Parco Mellini, 88/92. O restaurante se encontra em um local de maior altitude em que é possível ter uma visão incrível da cidade.

Os pratos são saborosos e é possível ter uma ótima refeição de excelente qualidade. O custo é um pouco mais elevado do que em alguns outros restaurantes da cidade, porém vale a pena ter essa experiência e vista. Os preços variam de 12 a 50 euros.

lo zodiaco

Fonte: Website oficial “Lo Zodiaco”.

 

6) Ristorante Pizzeria Il Cuore di Napoli

Morei muito próximo a essa Pizzeria e jantei ali diversas vezes.

Todas as pizzas possuem uma ótima qualidade, um bom preço, e como em todo lugar da Itália são grandes o suficiente para matar sua fome e ainda acariciar sua gula.

Entre minhas favoritas está a “Pizza Napoli”. Simples, mas muito saborosa.

il cuore

Fonte: Tripadvisor.

pizza il cuore

Fonte: Tripadvisor.

7) da Pino alla Piazzetta

Esse restaurante se encontra na Via Tiburtina Antica, 4/6,  em San Lorenzo, bairro universitário, cheio de estudantes e bares. O restaurante fica próximo do apartamento em que uma de minhas amigas morava, por isso o descobri.

Restaurante familiar onde o proprietário e sua esposa são os responsáveis pelo excelente atendimento. São muito simpáticos, adoram brasileiros e conversar sobre as novelas brasileiras que já assistiram.

A comida é ótima e sempre que comia ali eu pedia o famoso prato típico romano “Cacio e pepe”. Cacio, em italiano, é sinônimo de queijo (vem do latim caseum), pepe é pimenta.

O vinho da casa também é muito bom. Em geral, todos os pratos são excelentes e se vocês não gostam muito de pimenta podem ficar tranquilos sobre a escolha de outras opções.

da pino alla piazzeta

Fonte: Website oficial “Da Pino alla Piazzetta”.

postimage_cacio_e_pepe1

Cacio e pepe. Fonte: indopracozinha.com

 

Esses são os principais locais que gostaria de compartilhar com vocês.

Espero que gostem de todas as dicas e tenham um buon appetito a Roma!

Se tiverem dúvidas ou quiserem trocar ideia sobre la città eterna não deixem de me mandar um e-mail que respondo o mais rápido que puder. =D

contato@cartasaomundo.com.br

Un abbraccio.

Ingrid

 

 

 

 

Escrito por Ingrid

Ingrid, 23 anos, formada em Turismo pela ECA/USP tem como paixão a cultura brasileira e italiana. Morou um ano em Roma, onde estudou antropologia e cinema italiano. Apaixonada pelas sete artes, desenha, escreve e pinta nas horas vagas. Porém o cinema é o seu grande amor. Curiosa, adora entender novas culturas e costumes. Natural de Piracicaba, SP, porém atualmente vive em São Paulo, capital.

4 Comentários

Ingrid

Oi Marco! Fico feliz. Se tiver qualquer coisa que queira saber é só comentar aqui =) Isso me ajuda a pensar em próximos posts e eu te ajudo a descobrir mais sobre esse país incrível =D Abraços. Ingrid

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *