Sobre: Itália

Oiii Vi,

Tudo bem?

Quando chega o segundo semestre, principalmente lá pro mês de outubro, já começamos a pensar vagamente sobre como será o nosso final de ano. Onde iremos, com quem etc.

Esses dias estava lembrando sobre o ano novo durante meu intercâmbio e como ele foi o ano novo mais bizarro de minha vida. Como eu e minha amiga Bia estávamos sem muito dinheiro na época e não queríamos enfrentar o inverno europeu em países mais frios do que a Itália, resolvemos fugir dos destinos convencionais (Berlin, Londres, Paris etc) e escolher um local perto de Roma, mais quente e animado, então por quê não Napoli? Sabíamos um pouco sobre a fama da cidade, mas só foi concretizada quando fomos pra lá.

Primeiro vou listar algumas impressões que tive de lá…

Napoli é tudo o que eu imaginava sobre a Itália e mais um pouco

Sabe aquela imagem que temos de roupas penduradas para fora das janelas, crianças correndo pela rua, senhoras apoiadas em suas varandas gritando e fofocando? Em Napoli foi exatamente esse cenário que encontrei. Pessoas falando alto, confusão, conversas que pareciam mais cenas de briga… 

Imagine só a minha surpresa, por exemplo, ao ver enquanto caminhava pela rua um balde amarrado em uma corda descer alguns andares de um prédio para que o pão que um menino havia comprado pudesse chegar até uma senhora.

DSC04668

Centro antigo – Via dei Tribunali.

Além disso, os napolitanos dirigem como loucos, não é à toa que praticamente todos os carros são amassados ou arranhados. Por isso, aconselho a ir de trem para a cidade e usar transporte público por lá. Se quiser confirmar o que acabo de dizer assista o vídeo abaixo em que um vô napolitano dirige pelas ruas de Napoli. E acredite, é exatamente assim que a grande maioria se comporta no volante.

Pizza!

Foi em Napoli que surgiu a pizza margherita, pelo menos é o que dizem os napolitanos e você pode inclusive visitar o restaurante famoso por essa invenção (Brandi Pizzeria) e provar la vera pizza margherita di Napoli!

Além disso, a cidade é cheia de pizzarias e todas aquelas em que comi, as pizzas estavam realmente deliciosas!

20131227_210816

Placa em frente à Brandi Pizzeria. Fonte: Acervo pessoal.

Funiculì funiculà funiculì funiculààà!

Você sabia que a tão famosa música que conhecemos surgiu para celebrar a abertura do primeiro bonde ou funicular do Monte Vesúvio, em 1879?

Em Napoli você pode encontrar os funiculares pela cidade! E inclusive se locomover por eles. Os famosos funiculares do Monte Vesúvio, entretanto, foram, infelizmente, destruídos pela atividade do vulcão que entrou em erupção algumas vezes no passado.

20131230_151651

Funicular atual. Fonte: Acervo pessoal.

Cidade totalmente underground

Pelos menos nas noites que saí em Napoli senti a cidade totalmente diferente daquilo que encontrei em outras cidades européias. Não há nada muito refinado, as ruas da cidade possuem muito lixo e é possível encontrar bares pequenos e escuros. Muitos jovens utilizam praças como ponto de encontro e foi em uma dessas praças que eu e a Bia fomos convidadas por um grupo de hippies e artistas napolitanos (com os quais passamos o ano novo!) a visitar uma ocupação artística em um prédio antigo!

Foi em uma dessas noites que encontramos o bar “A bas les cadences infernales”, que em português significa “Abaixo os ritmos infernais”.

A bas les cadences infernales _Napoli 1 (4)

Bar A bas les cadences infernales em Napoli. Fonte: Acervo pessoal.

No minúsculo bar você podia encontrar um DJ de vinis antigos, prateleiras de livros à venda que você provavelmente nunca vai encontrar em livrarias comuns e muita gente dançando, lendo e bebendo.

Foi com certeza um dos melhores bares que já fui e lá pude fazer mais amigos!

 Pompeia, Vesúvio, Costa Amalfitana e outros passeios

De Napoli é possível tomar um trem e ir ao incrível sítio arqueológico da antiga cidade de Pompeia e visitar o vulcão Vesúvio, ou até mesmo ir à Costa Amalfitana com lindas praias e paisagens!

Em uma próxima carta te conto melhor como chegar a esses lugares. Tenho certeza que você vai querer conhecer!

Um pouco sobre o Ano Novo

Por fim, meu ano novo foi mais ou menos como você deve estar imaginando, com muita pizza, bagunça, bares, e com um cenário de montanhas que cercam Napoli e o Monte Vesúvio pra completar!

De qualquer forma, caso decida passar seu próximo ano novo em Napoli não posso deixar de mencionar brevemente dois costumes da cidade que acontecem nesse dia e que antes de ver com os meus próprios olhos eu mesma não acreditava.

Assim que dá meia-noite (e durante boa parte da madrugada) muitas pessoas saem em suas janelas e atiram com armas de fogo para cima! Além disso, jogam das janelas coisas que não usam mais e que querem se livrar para iniciar o ano.

Passei o ano novo dentro do apartamento dos amigos que eu e a Bia fizemos, principalmente porque os próprios napolitanos têm medo de sair na rua nesse horário. Então cuidado com a cabeça e fique de preferência dentro de algum local!

Apesar de ter passado pela primeira vez por uma situação de risco na Europa foi o ano novo mais incrível e diferente de minha vida (até agora pelo menos)!

Espero que tenha gostado das dicas, informações e curiosidades e que você tenha a experiência louca e única de visitar Napoli em breve.

Abbraccio,

Ingrid.

 

Escrito por Ingrid

Ingrid, 23 anos, formada em Turismo pela ECA/USP tem como paixão a cultura brasileira e italiana. Morou um ano em Roma, onde estudou antropologia e cinema italiano. Apaixonada pelas sete artes, desenha, escreve e pinta nas horas vagas. Porém o cinema é o seu grande amor. Curiosa, adora entender novas culturas e costumes. Natural de Piracicaba, SP, porém atualmente vive em São Paulo, capital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *